sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

MPB é música de velho? MITO

A música popular brasileira, começou por volta de 1945, e era diretamente associada a movimentos populares, somente duas décadas depois ganhou a sigla MPB e a concepção de estilo musical.
Nasceu na era de declínio da Bossa Nova, e misturou vários estilos musicais, influenciado pelo jazz-norte-americano, modificou o tradicional samba. 
Ok, ok. Agora já sabemos o início de tudo e até então parece música de "velho".
No entanto, atualmente existem vários cantores de MPB que os jovens amam, Clarice Falcão, Nando Reis, Vanessa da Mata, quem nunca se pegou cantando "de todos os loucos do mundo eu quis você, porque a sua loucura parece um pouco com a minha", ou "estranho seria se eu não me apaixonasse por você", e até mesmo "se você quiser te dou amor, desses de cinema".
É o MPB da atualidade, músicas boas, músicas que salvam a musicalidade brasileira, música que inspira, que dá vontade de sair por aí correndo por um campo verde cheio de flores. São músicas que enchem a alma.
Portanto, vamos deixar de lado este preconceito com o MPB pois, muitos cantores da atualidade são excelentes. Vamos ouvir mais Caetano, Seu Jorge, Djavan,  vamos ouvir mais Ana Carolina, vamos valorizar Maria Gadú, e o romance dos Los Hermanos. Vamos à mais shows destes cantores que fazem de tudo para nos dar música boa, tão boas quanto as de antigamente. 
 Vamos brincar de valorizar a música nacional, que NÃO É COISA DE VELHO.






Nenhum comentário:

Postar um comentário